segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Poluição forma tapete de espuma no rio Tietê em São Paulo



Espuma se forma por causa do esgoto doméstico que é lançado no rio.
Problema causa transtornos em cinco cidades do interior de São Paulo.


Edição do dia 23/06/2015
23/06/2015 13h45 - Atualizado em 23/06/2015 14h27

Poluição forma tapete de espuma no rio Tietê em São Paulo

Espuma se forma por causa do esgoto doméstico que é lançado no rio.
Problema causa transtornos em cinco cidades do interior de São Paulo.

Daniel SchaferPirapora do Bom Jesus, SP
Uma espuma cobriu 50 km do rio Tietê, no interior de São Paulo. É tudo poluição provocada pelo lançamento de esgoto na água do maior e mais importante rio paulista. Foi a primeira vez que a espuma apareceu este ano, mas o problema já ocorre há décadas.
É tanta espuma que lembra nuvens e em alguns pontos só se vê o branco encobrindo o rio escuro, mas o visual é causado por um péssimo motivo: a poluição. Em um trecho o rio está morto. Para ter vida, peixes, é preciso que a água tenha de cinco a sete miligramas de oxigênio por litro. Mas hoje, segundo a Cetesb, a água está com 0,3% miligrama de oxigênio.
O rio também está com pouca água por causa do período de estiagem, e segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente a espuma se forma por causa do esgoto doméstico que é lançado no rio sem tratamento e o detergente que usamos para lavar louça, mesmo sendo biodegradável, não se dilui porque falta oxigênio na água.
O Rio Tietê nasce em Salesópolis e corta praticamente todo o estado de São Paulo. São 1,1 mil km até Itapura, onde deságua no rio Paraná. O trecho poluído é de Santana de Parnaíba até Salto.
(...)
Para acessar o resto da reportagem segue link:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/06/poluicao-forma-tapete-de-espuma-no-rio-tiete-em-sao-paulo.html

domingo, 13 de setembro de 2015

Ferro para a vida

É metal útil para construir casas ser usado nas carrocerias dos carros e fazer pontes, também útil em nosso corpo, para se ter uma ideia o  ferro é um elemento tão importante para a vida que o corpo humano não criou um mecanismo para eliminar eventuais excessos. Uma pessoa normal controla o balanço de ferro no momento da absorção: se seu organismo precisa desse elemento, ele é absorvido. Se não necessita, ele não chega a ser assimilado. Podemos perder ferro através da descamação da pele e da mucosa intestinal, sudorese, sangramentos ocasionais e, nas mulheres, pela menstruação. É por isso que devemos obtê-lo por meio da alimentação, sendo recomendada a dose diária de 18 miligramas desse elemento. Esse valor é uma média, ou seja, ele pode ser maior ou menor para uma determinada pessoa, dependendo do seu estado de saúde, da sua idade e até mesmo do seu estilo de vida.
Agora você já sabe se o medico disser que você esta com anemia procure alimentos ricos em ferro, se estiver em excesso procure um centro de doação de sangue , mas se por motivos religiosos ou outros fatores(tatuagens recentes ou ser portador de alguma doença que que não permite doação no momento) existem medicamentos específicos para eliminação do excesso de ferro.

http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/ferro/

Você pode encontrar  mais informações  sobre o assunto no link abaixo:

Metais pesados

Você sabia que eles existem a milhões  de anos na terra, alguns chegaram no inicio da formação do planeta ,outros vieram a poucos séculos de carona em meteoros ,são contaminantes altamente nocivos a  vida mas fundamentais a nossa  economia, alguns ganharam seus nomes devido a locais de extração outros são tão antigos que ninguém sabe porque ganharam tal nome ,todo metal mais pesado que o ferro é conhecido como metal pesado.
Niquel
O níquel recebeu  esse nome  devido a ser encontrado em minas de cobre  ( do alemão "kupfernickel" que significa cobre diabólico.) sempre que tinha muito níquel tinha pouco cobre, ele é utilizado em turbinas de aviões e baterias.
Uranio
O uranio é  fonte de energia  e poder militar para muitos países, sua radiação quando encontrado  na natureza não é letal , mas pode causar câncer. O Brasil é dono da quinta maior reserva natural de urânio com aproximadamente 300 mil toneladas distribuídas em jazidas no Ceará (142 mil toneladas de minerais associados à fosfatos), Bahia (93 mil toneladas) e diversas outras jazidas de menor tamanho como em Minas Gerais, onde o Urânio se encontra associado ao ouro.
CHUMBO
O chumbo é largamente utilizado na fabricação de baterias para carros, já foi utilizado como antidetonante de gasolina, é facilmente  reciclável e 100% reciclável, devido a seu descarte de forma errônea causa muitos impactos ambientais e doenças aos humanos, por exemplo o saturnismo :  termo conferido à patologia resultante da intoxicação por chumbo. Este termo deriva do deus romano Saturno, uma vez que a população da Roma Antiga acreditava que o chumbo, considerado por eles o metal mais antigo, foi um presente que Saturno lhes concedeu.( usavam acetato de chumbo para adoçar o vinho )

 e tem esse vídeo documentário sobre o ferro, zinco cobre, chumbo e uranio.(tem 45 minutos mas fala individualmente de cada metal por 15 minutos)


Sobre níquel

nomes exóticos de alguns elemento

chumbo no vinho

chumbo no nosso organismo
http://www.scielo.br/pdf/rpsp/v15n2/20821.pdf

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

POLUIÇÃO DA ÁGUA



     ÁGUA: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA

     IMPORTÂNCIA DA ÁGUA



  •    A água representa 70% da massa do corpo humano;
  •    A água é um elemento essencial à vida dos seres vivos (sua falta  provoca a debilidade ou até a morte dos seres vivos);  
  •    Essencial a manutenção dos ecossistemas do planeta.

Curiosidade: Uma pessoa pode suportar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água. 


 PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA
  • Abastecimento humano;
  • Abastecimento industrial;
  • Irrigação;
  • Geração de energia elétrica;
  •  Navegação;
  •  Preservação da flora e da fauna;
  • Aquicultura;
  • Recreação;
  •  Diluição de despejos.















CONSUNTIVO: É quando, durante o uso, é retirada uma determinada quantidade de água dos mananciais e depois de utilizada, uma quantidade menor e/ou com qualidade
inferior é devolvida, ou seja, parte da água retirada é consumida durante seu uso.


NÃO CONSUNTIVO: É aquele uso em que é retirada uma parte de água dos mananciais e depois de utilizada, é devolvida a esses mananciais a mesma quantidade e com a
mesma qualidade, ou ainda nos usos em que a água serve apenas como veículo para uma certa atividade, ou seja, a água não é consumida durante seu uso.



ÁGUA: DISTRIBUIÇÃO NO PLANETA TERRA